Tem início o 6º Congresso Internacional sobre Saúde Mental no Trabalho

Primeiro dia do evento é marcado por diversas abordagens sobre o trabalho e sua organização

“Não fazemos Congressos para obter respostas. Fazemos para qualificar ainda mais nossas dúvidas”. Com essa frase, o psicanalista Jorge Forbes deu início à primeira palestra do 6º Congresso Internacional Sobre Saúde Mental no Trabalho (CISMT), realizado no Oliveira’s Place, em Goiânia, desde a manhã de hoje até o dia 23. A programação de hoje conta com seis palestras, que se estendem até as 18 horas.


Com 825 inscritos na sexta edição, o CISMT, que ocorre a cada dois anos, é uma realização do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Goiás. Os recursos financeiros para a realização do evento têm origem na atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás contra a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A empresa desrespeitou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e, por isso, teve que pagar multa, que foi revertida para o custeio do CISMT.


“A saúde mental no trabalho é um problema muito sério e que precisa ser cada vez mais discutido e debatido”, disse o médico e segundo palestrante do dia, Francisco Lacaz. De acordo com Francisco, muitas vezes, a relação entre trabalho e adoecimento mental não é percebida, pois até a própria Previdência Social não faz o diagnóstico. Portanto, “um evento para discutir a saúde mental no ambiente de trabalho é válido para colocar em pauta uma preocupação que já é mundial”, finalizou o palestrante.


Programação


Amanhã (22) haverá oito palestras, com a palestra do juiz do Trabalho Alessandro da Silva, às 8h30. Para mais informações, acesse: www.6cismt.com.br.

 

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Fones: (62) 3507-2713 / 9143-7131
E-mail: prt18.ascom@mpt.gov.br
www.prt18.mpt.gov.br

Imprimir