Educadores recebem capacitação para combater o trabalho infantil

Evento, que envolveu 58 municípios, teve palestras e premiação a alunos e professores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás realizou na última sexta-feira (4) a terceira edição da Oficina de Formação de Educadores de Goiás, que faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto MPT na Escola. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia (GO), e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas.

De acordo com o coordenador da oficina, procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, o principal objetivo foi qualificar professores do ensino fundamental, conselheiros tutelares e representantes de secretarias municipais de Educação, para que identifiquem, combatam e proponham alternativas, por meio da educação, ao trabalho infantil, que é proibido pela Constituição Federal.

Segundo Tiago, um dos reflexos da oficina, que é realizada anualmente, foi a constatação da diminuição do trabalho infantil no estado de Goiás, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 e 2014. “Encontros como esse têm nos dado base para orientar os pais, alunos e a comunidade em relação aos direitos da criança e do adolescente”, afirmou Núbia Rodrigues Moreira, diretora de uma escola na cidade de Jandaia.

Premiação - Palestras, filmes e cartilhas foram utilizados para abordar temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção contra o trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador. Houve também a premiação a alguns dos estudantes e professores dos 58 municípios presentes, que receberam notebooks e tablets.

O Projeto - Desde 2010, o MPT na Escola age para prevenir e erradicar o trabalho infantil e profissionalizar adolescentes por meio de parcerias com as secretarias municipais de Educação, escolas e educadores e de todo o País. Para isso, há produção, reprodução e distribuição de material pedagógico em escolas do ensino fundamental, além de oficinas, palestras e premiações. Em Goiás, o projeto MPT na Escola beneficia aproximadamente 60 mil alunos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Fones: (62) 3507-2713 / 9143-7131
E-mail: prt18.ascom@mpt.gov.br
www.prt18.mpt.gov.br

Imprimir