Conferências marcam homenagem ao Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Objetivo é chamar a atenção para o alto número de acidentes e mortes ocorridos no ambiente de trabalho no Brasil

Foi realizado na noite de ontem (28) o XII Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. O evento, promovido pelo Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho no Estado de Goiás (FSST-GO), ocorreu no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas.

A programação deste ano contou com duas conferências: “Promovendo ações de segurança e conquistando admiração e reconhecimento”, ministrada pelo técnico em segurança do trabalho Nestor Neto; e “Fatores psicossociais de risco: causas de possíveis doenças e/ou acidentes do trabalho?”, que ficou a cargo da advogada Carla Maria Santos Carneiro.

De acordo com dados divulgados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Goiás, ocorreram no estado, entre 2011 e 2014, 480 acidentes fatais em trabalho. Ainda segundo a SRTE, 96% das vítimas de acidentes do trabalho com morte nesse período foram homens, de 21 a 30 anos de idade, baixa escolaridade e com pouco tempo na função em que aconteceu o acidente.
“É fato constatado por pesquisas e estudos que o maior problema contemporâneo no ambiente laboral é justamente a questão da saúde mental no trabalho, que gera não só transtornos mentais, como também doenças psicossomáticas. E a maior dificuldade hoje, no Brasil, é a falta de regulamentação da matéria, que deixa os trabalhadores à míngua, pois não se estabelece um nexo causal entre a enfermidade e o ambiente de trabalho. A importância de eventos como o de hoje é justamente alertar e conscientizar sobre essa questão tão importante”, afirmou Carla Maria.

Homenagem
O dia 28 de abril foi instituído por lei, em 2005, como o Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, uma homenagem aos 78 trabalhadores que morreram em uma explosão na mina de Farmington, nos Estados Unidos, no ano de 1969. O FSST-GO foi criado como lembrança dessa data e é composto por 16 entidades, entre órgãos do setor público, sindicatos, instituições sem fins lucrativos e de ensino.

 

 

0
0

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Fones: (62) 3507-2713 / 9143-7131
E-mail: prt18.ascom@mpt.mp.br
www.prt18.mpt.gov.br

Imprimir