MPT e DPE lançam projeto de empregabilidade para pessoas em situação de rua

Serão oferecidos cursos de capacitação em construção civil ou em assistente de cozinha

O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), lançou ontem (6) um projeto de empregabilidade para a população de rua. Serão oferecidos a 58 pessoas, entre homens e mulheres, cursos de capacitação em construção civil ou em assistente de cozinha. Para marcar o lançamento, houve uma solenidade na Chácara Terraços.

O MPT-GO e a DPE-GO realizaram no mês de abril uma campanha de arrecadação de roupas, calçados e objetos de higiene pessoal para doar aos participantes do projeto e o material angariado foi entregue aos alunos na ocasião. Além disso, um almoço foi servido e os presentes puderam participar de atividades como corte de cabelo e orientações de saúde.

Durante o projeto de empregabilidade, além dos cursos de capacitação, os homens e mulheres em situação de rua terão acesso à serviços de emissão de documentos, rodas de conversa e palestras para promover a cidadania. Um curso de poesia também será oferecido. A seleção de qual curso cada aluno irá participar será feita de acordo com o perfil da pessoa.

Segundo o procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, o projeto de empregabilidade para população de rua busca mudar a realidade dessas pessoas ao oferecer capacitação profissional para que se insiram no mercado de trabalho formal. Ranieri também destacou a parceria com a DPE-GO e outras instituições para que o objetivo do projeto seja alcançado e ele possa impactar a vida dos participantes e de suas famílias.

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, também esteve presente no evento e reafirmou o compromisso do MPT em incluir essa parcela da sociedade que está em total situação de vulnerabilidade. “Muitos deles não têm a documentação básica e sequer condições mínimas de acesso à higiene pessoal. O projeto busca promover a cidadania por meio da inserção no mercado de trabalho”, esclareceu.

A busca pelos direitos de qualquer cidadão é um destaque no objetivo dos participantes do projeto, segundo informa Laercio Marcelino, representante da Associação Movimento População de Rua. “A sociedade vê a população de rua apenas como bandidos e a oportunidade de ressocialização oferecida pelo MPT poderá ressuscitar o sonho de mudar de vida e recuperar a dignidade”, explicou.

 

----

Ministério Público do Trabalho em Goiás

Assessoria de Comunicação
Fone: (62) 3507-2713 
Facebook | Instagram

Imprimir