MPT dá início a projeto de empregabilidade para mulheres negras

Iniciativa faz parte de conjunto de projetos do órgão para inserir parcelas vulneráveis da população no mercado de trabalho

Começou na manhã de hoje (17) no Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) mais um projeto de empregabilidade promovido pelo órgão, dessa vez voltado às mulheres negras. São 62 alunas que frequentarão, além de oficina de poesia, palestras e rodas de conversa sobre temas diversos, cursos de capacitação oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e custeado pelo MPT.

Do total de mulheres, 15 participarão de um curso técnico de cabeleireira com enfoque em pessoas negras. As demais poderão optar, conforme interesse do grupo, por cursos como assistente de cozinha, costura industrial ou design de moda. A Casa Poema, da atriz Elisa Lucinda, é responsável pela primeira etapa do projeto: a oficina de poesias, que vai até sexta-feira (21).

O procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, explica que a escolha de mulheres negras para participar de mais um projeto de empregabilidade do órgão vem do reconhecimento da dívida histórica da sociedade com essa parcela da população. “Os nossos projetos visam não apenas a inserção no mercado de trabalho, mas também o contato com a arte e a informação de maneira a estimular o empoderamento das pessoas”, complementa.

O MPT já promoveu dois projetos de empregabilidade para a população transexual e travesti (“Cozinha e Voz” e “Costurando Poemas”) e, atualmente, estão em curso o “Longe das ruas, perto dos sonhos” (para pessoas em situação de rua), o “Cozinha e Voz - Libertando sonhos” (mulheres detentas) e uma turma de design de moda composta por pessoas trans, mulheres em medida protetiva da Lei Maria da Penha e coletivos de mulheres negras. Com essas iniciativas, o MPT visa a promoção de cidadania e inclusão social a parcelas vulneráveis da sociedade a partir do estímulo à autoestima e empregabilidade.

 

---

Ministério Público do Trabalho em Goiás

Assessoria de Comunicação
Fone: (62) 3507-2713 
Facebook | Instagram

 

Imprimir