Parte dos alunos do projeto “Longe das ruas, Perto dos Sonhos” se forma no MPT

Do total de 44 participantes do projeto, 22 receberam certificados de conclusão do curso de assistente em cozinha

Os alunos do projeto “Longe das ruas, Perto dos Sonhos” que optaram por fazer curso de assistente de cozinha se formaram hoje (3) em cerimônia realizada na sede do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). A iniciativa, parte de uma série de projetos de empregabilidade promovidos pelo órgão, oferece a 44 pessoas em situação de rua a possibilidade de participar de cursos de profissionalização em assistente de cozinha ou pedreiro/pintor (cuja formatura será realizada em breve).

Além dos cursos, realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Vila Canaã, o projeto promoveu palestras, rodas de conversa, aulas de fotografia e workshops de temas diversos que visaram ao desenvolvimento profissional e pessoal. Durante a formatura, os alunos promoveram um recital de poesia, resultado da oficina que participaram na primeira semana de atividades, no início de junho.

O projeto é fruto de parceria com a Defensoria Pública do Estado de Goiás, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região e Organização Internacional do Trabalho. O MPT-GO já executou dois projetos de empregabilidade para a população transexual e travesti (“Cozinha e Voz” e “Costurando Poemas”). Atualmente, estão em curso o “Longe das ruas, Perto dos Sonhos”, o “Cozinha e Voz - Libertando sonhos” (mulheres detentas) e uma turma de design de moda composta por pessoas trans e mulheres em medida protetiva da Lei Maria da Penha. Em breve, um grupo de 62 mulheres negras poderão escolher entre os cursos de cabeleireira com viés afro, assistente de cozinha ou costura industrial.

Em seu discurso na abertura da cerimônia, o procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, ressaltou a união de esforços das diversas entidades que compõem a organização do projeto. “É o conjunto que proporciona o caráter plural da nossa iniciativa e, sem ele, não seria possível a mudança de vida que buscamos”, afirmou. Ainda segundo Ranieri, os projetos de empregabilidade do MPT têm como objetivo a promoção da cidadania com foco no combate à desigualdade social, em busca de uma sociedade mais justa e solidária. “O intuito é garantir a igualdade de oportunidades, estimulando o trabalho decente e promovendo a empregabilidade”, concluiu.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Paulo Sérgio Pimenta, que esteve presente em todas as formaturas dos projetos de empregabilidade já realizados pelo MPT-GO, afirmou que este tipo de trabalho é um diferencial que precisa ser estimulado no momento atual em que, segundo ele, a diversidade é tratada como um obstáculo e não algo a ser celebrado. “Estamos praticando e promovendo a mudança no dia-a-dia”, atestou. O assessor jurídico da Procuradoria Geral do Trabalho, Márcio Amazonas, fez questão de parabenizar os alunos do curso e retomou a mensagem de que é uma oportunidade que cada um recebe para mudar de vida.

Por fim, antes do início do recital de poesia falada, a apoiadora do “Longe das ruas, Perto dos Sonhos” e responsável pela elaboração da grade curricular do curso de assistente de cozinha, Paola Carosella, conversou com os presentes. A chef de cozinha lembrou do primeiro “Cozinha e Voz”, realizado em São Paulo no ano de 2017 e contou que, desde então, várias edições do projeto têm sido promovidas pelo país para atender públicos em situação de vulnerabilidade social. Carosella explicou que o curso, por ter duração de poucos dias, tem como objetivo ensinar apenas o básico para que, com o tempo, as pessoas possam aprender com a rotina na cozinha. “Mas o importante nesses projetos não é só a formação profissional, é o elemento humano que mostra a essas pessoas que elas também têm vez e voz”, finalizou.

Após a cerimônia de formatura, chefs de cozinha e empreendedores do ramo da alimentação participaram de uma reunião com a equipe organizadora do “Longe das ruas, Perto dos Sonhos” a fim de dar encaminhamentos às futuras contratações dos formandos.

 

----

Ministério Público do Trabalho em Goiás

Assessoria de Comunicação
Fone: (62) 3507-2713 
Facebook | Instagram

Imprimir