Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho promove o 10º Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Foi realizado na sexta-feira, 24 de abril, o 10º Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, cujo tema foi “Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais SESMETs pelos Acidentes do Trabalho”. O evento aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás e contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre estudantes e profissionais da área de segurança e saúde do trabalho que atuam em Goiás, principalmente.

 

“Nenhuma sociedade pode mudar e pode respeitar o trabalhador, a dignidade do trabalhador, se todos nós que estamos aqui presentes não nos envolvermos nesse trabalho”. Com essa fala, a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Goiás e Coordenadora do Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho, Doutora Janilda Guimarães de Lima, pontuou a importância do Seminário como referência para o debate e a mobilização por parte de órgãos públicos e profissionais de saúde e segurança do trabalhador.

O Seminário contou com as falas e ponderações de representantes de órgãos públicos ligados à fiscalização do trabalho e proteção ao trabalhador, de sindicatos e de profissionais atuantes na área de Direito do Trabalho. Houve ainda a apresentação de dois vídeos de reportagens sobre acidentes de trabalho e suas consequências, ambas produzidas e veiculadas pela Rede Record de Televisão.

O evento

Já em sua 10º edição, o seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho foi criado para lembrar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, o qual foi instituído pela Lei nº 11.121/2005. O evento é uma realização do Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho, composto por 16 entidades, entre órgãos do Setor Público, sindicatos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições de ensino.

Segundo matéria publicada no Jornal o Popular em 26 de abril deste ano, foi registrado, entre 2002 e 2011, um aumento de 41% no número de acidentes de trabalho típico, além de um acréscimo de 71%, no mesmo período, no número de incapacidades temporárias, que são aquelas em que o trabalhador fica afastado de seu posto por mais de 15 dias. Segundo Doutora Janilda, esses dados demonstram que a promoção desse tipo de evento ajuda a divulgar, discutir e aprimorar mecanismos para que profissionais da área de segurança e saúde do trabalho previnam acidentes e doenças ocupacionais.


28 de abril

Este dia passou a ser referência para a prevenção a acidentes laborais após um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, ocasião em que 78 mineiros morreram em decorrência de uma explosão na mina de Farmington, localizada no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A data também foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho.

Imprimir