Evento conscientiza educadores para o combate ao trabalho infantil

Escrito por Assessoria de Comunicação em .

Oficina, que faz parte do projeto MPT na Escola, reuniu professores de várias escolas goianas

Goiás está entre os dez estados brasileiros com maior índice de trabalho infantil. Em busca da reversão desses números, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, através do projeto MPT na Escola, vem realizando várias ações de conscientização e combate ao trabalho infantil. Entre essas ações, está a Oficina de Formação de Educadores de Goiás, que ocorreu no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia, na manhã da última sexta-feira (27/03).

A oficina foi direcionada a membros de Conselhos Tutelares e gestores de 270 escolas de 70 municípios goianos. Por meio de palestras, cartilhas, vídeos e debates sobre o tema, esses educadores aprenderam maneiras de lutar contra o trabalho infantil ilegal e promover o trabalho seguro para adolescentes. De acordo com o coordenador regional do projeto MPT na Escola, Tiago Ranieri de Oliveira, “o evento é voltado para um público que lida diariamente com crianças e adolescentes e é importante que eles recebam informações e sejam apresentados aos aspectos da lei para combater mitos sobre o trabalho infantil.”

Para Ranieri, a questão ainda é cultural em muitos estados, onde as pessoas acreditam que as crianças devem sacrificar os estudos para ajudar no sustento da família. Segundo o coordenador, uma das intenções da oficina é que o debate se estenda e toda a comunidade de cada educador que passou pelo evento. Um bom exemplo é a professora Amanda Ferreira, que pretende “trabalhar a conscientização de pais e crianças para o combate a essa ilegalidade no distrito de Interlândia-GO”. De acordo com ela, o trabalho infantil é um problema recorrente na região.

O Projeto

O MPT na Escola é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho que tem por objetivo informar, prevenir e combater o trabalho infantil ilegal. Todas as atividades são desenvolvidas em parceria com municípios e escolas da rede municipal de Educação. A Constituição Federal proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer tipo de trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Fones: (62) 3507-2713 / 9143-7131
E-mail: prt18.ascom@mpt.gov.br
www.prt18.mpt.gov.br

 

Imprimir