Entidade que promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho comemora dez anos de atividade

MPT em Goiás é apoiador do FIMTPODER

Evento realizado ontem (28/06) marcou a comemoração dos dez anos do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS (FIMTPODER). O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT em Goiás), além de ser uma das entidades que compõem o FIMTPODER, apoia financeiramente os projetos e iniciativas da instituição. Na ocasião, foi lançado o “Emprego Apoiado”, um projeto destinado exclusivamente a pessoas com deficiência com maior dificuldade de inclusão no mercado de trabalho.

A solenidade foi realizada em Goiânia e contou com representantes do poder público e de entidades que compõem o Fórum, além de empresários e formadores de opinião. O MPT em Goiás foi representado por seu procurador-chefe, Alpiniano Lopes, e pela procuradora do Trabalho Janilda Lima, que recebeu uma homenagem em razão do apoio que vem prestando ao Fórum desde a sua criação. A Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) foi representada pela vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel.

“Já conseguimos atender diretamente cerca de 6,3 mil pessoas com deficiência, sendo deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas em diversas oportunidades laborais nos três setores da nossa economia em todo o Estado”, informou, em seu discurso, a coordenadora do FIMTPODER, Elizabeth Campos.

O lançamento do “Emprego Apoiado” foi feito pelo diretor de projetos da Associação Nacional do Emprego Apoiado (Anea) e professor associado da Fundação Dom Cabral, Oswaldo Barbosa. Ele detalhou o funcionamento e citou exemplos de empresas que aderiram à iniciativa, a qual é financiada pelo MPT em Goiás.

O Fórum

O FIMTPODER, criado em 26 de junho de 2012, é um colegiado de discussão, deliberação e encaminhamento de reivindicações, providências e medidas. Sua missão é promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho goiano por meio de ações permanentes, tais como promoção de capacitação, oferta de vagas de trabalho e suporte às empresas na preparação para receber a pessoa encaminhada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da @lunecomunicacao
Fotos: Sílvio Simões

Imprimir