MPT-GO inicia compartilhamento de sua sede com unidade do Ministério Público Militar

Goiânia abriga a 21ª unidade do órgão no país

Evento realizado na última terça-feira (14/11) marcou a inauguração do Ofício de Representação do Ministério Público Militar (MPM), instalado no 4º andar do edifício-sede do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), situado na Avenida T-63, n.º 1680, Setor Nova Suíça, em Goiânia/GO.

O Ofício de Representação de Goiânia/GO atende ao processo de reestruturação e redistribuição do MPM pelo território brasileiro, de modo a estar presente onde haja um número significativo de contingente militar das Forças Armadas.

O compartilhamento de sedes com outros ramos do Ministério Público da União (MPU) atende à orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que recomenda economia de recursos orçamentários, evitando gastos com aluguel ou aquisição de sedes.

Boas-vindas e homenagens

“É com imensa satisfação que o MPT recebe o MPM e disponibiliza meios e recursos para que desenvolva suas atribuições da melhor maneira possível em prol da sociedade. O MPT é a casa de vocês!”, enfatizou, em seu discurso, o procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Lopes.

Ainda durante o evento, o procurador-geral Antônio Duarte e o corregedor-geral do MPM, Samuel Pereira, homenagearam personalidades presentes com a concessão do Medalhão do Centenário, em reconhecimento e agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao MPM.

Receberam a honraria, além de Alpiniano, o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; a procuradora-chefe da Procuradoria da República em Goiás, Léa Batista e Oliveira Moreira Lima; e a promotora de Justiça Militar Caroline de Paula Oliveira Piloni.

Presenças

Além de Lopes, a cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades: o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; a secretária-geral do Ministério Público da União, Eliana Péres Torelly de Carvalho; o ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz; o subprocurador-geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso, representando o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; a procuradora-chefe da Procuradoria da República em Goiás, Léa Batista e Oliveira Moreira Lima, representando a procuradora-geral da República, Elizeta Maria de Paiva Ramos; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; e a procuradora de Justiça Militar Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz.

O MPM

O Ministério Público Militar é um dos quatro ramos do Ministério Público da União (MPU), composto ainda pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O MPM atua na apuração dos crimes militares, no controle externo da atividade policial judiciária militar e na instauração do inquérito civil. Os crimes militares de competência do MPM são aqueles praticados por integrantes das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – no exercício da atividade funcional.

 

 

 

 

Fotos: Assessoria de Comunicação Institucional / MPM

 

 

 

Imprimir