Qualificação + oportunidade de trabalho: 15 mulheres iniciam hoje (10/02) o curso de Auxiliar de Cozinha

Ao final, as alunas receberão acompanhamento para se inserirem no mercado formal de trabalho

Começou hoje (10/02) uma nova edição do curso de Auxiliar de Cozinha promovido pelo projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”. As aulas serão ministradas na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Vila Canaã, em Goiânia. Na qualificação, que terá duração de um mês (80 horas-aula), há 15 alunas matriculadas: seis venezuelanas, cinco haitianas e quatro mulheres negras brasileiras.

As estudantes recebem os seguintes benefícios: vale-transporte, auxílio-lanche (R$ 10 por dia) e bolsa no valor de R$ 250. Ao término da qualificação, terão o suporte e a orientação para conseguirem postos no mercado formal de trabalho. Vale mencionar os bons resultados obtidos pelas alunas que se formaram no último curso de Auxiliar de Cozinha: das 15 mulheres que participaram, 11 estão trabalhando.

O “Mais Um Sem Dor” é custeado por meio de destinações de recursos feitas pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT em Goiás) e pela Justiça do Trabalho. O dinheiro tem origem na penalização financeira aplicada a empresas que desrespeitaram normas trabalhistas.

Desde outubro de 2018, o projeto proporciona qualificação profissional, formação humana e encaminhamento ao mercado formal de trabalho a grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica do nosso Estado. Já passaram pelas edições do “Mais Um Sem Dor” cerca de 400 pessoas, entre mulheres vítimas de violência doméstica; trans; mulheres migrantes; travestis; mulheres que cumprem pena em regime fechado; pessoas em situação de rua; e mulheres negras.

A Organização Internacional do Trabalho e o Senai são apoiadores da iniciativa.

 

 

 

 

Imprimir