84 mulheres em situação de vulnerabilidade recebem certificados de qualificação profissional

Iniciativa é do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”, custeado pelo MPT em Goiás e Justiça do Trabalho

Evento realizado na última sexta-feira (09/12), em Goiânia/GO, marcou a entrega de certificados de conclusão do curso de Assistente de Cozinha a 84 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todas contam com suporte especializado para conseguirem inserção no mercado formal de trabalho. A capacitação foi promovida pelo projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”.

O curso teve duração de 80 horas/aula, sendo que, durante a qualificação, as estudantes receberam vale-transporte, auxílio-lanche e bolsa de custeio. Como parte das atividades de formação humana, foram ofertadas aulas de poesia.

O projeto nasceu da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. Desde o seu início, em 2018, até hoje, cerca de mil pessoas já foram qualificadas em dez municípios goianos. É custeado por destinações feitas pelos dois órgãos, as quais têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitam a legislação trabalhista.

“Somente neste ano, o ‘Mais Um Sem Dor’ capacitou profissionalmente 291 pessoas, entre as quais estão mulheres trans, mulheres negras, mulheres migrantes, mulheres com sessenta anos ou mais e mulheres vítimas de violência doméstica”, esclarece o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, coordenador do projeto no estado.

Mão na massa

Na cerimônia, ocorreu também a inauguração de uma unidade móvel de cozinha-escola, a qual foi destinada pelo MPT-GO e pela Justiça do Trabalho. “Os estudantes terão a oportunidade de incrementar seus currículos e, assim, terem mais chances de uma vaga no mercado formal de trabalho. E essa é a segunda unidade móvel entregue. A primeira está no Senai de Anápolis”, informa Ranieri.

Homenagens

Durante o evento, ocorreu a entrega de placas de homenagem a pessoas e organizações que apoiam e contribuem para a operacionalização e continuidade do projeto. Receberam as honrarias as seguintes pessoas e empresas:

Pessoas físicas:

Delaíde Alves Miranda Arantes (ministra do Tribunal Superior do Trabalho);
Maria Aparecida Gugel (vice-procuradora-geral do Trabalho);
Ludmila Reis Brito Lopes (procuradora regional do Trabalho);
Elisiane dos Santos (procuradora do Trabalho);
Rose Mackert (consultora de desenvolvimento organizacional).

Pessoas jurídicas:

Playn’ Joy Brinquedos Ltda;
Spoleto Restaurante Ltda;
Adorável Petit Ltda;

Homenagem póstuma:
Patrick Costa

 

 

 

Fotos: Senai-GO

 

 

 

 

Imprimir