Apoiada por destinações do MPT, associação de mulheres da Cidade de Goiás lança livro e site

Entidade oferece capacitação a mulheres da região do Vale do Rio Araguaia

A Associação Mulheres Coralinas (Ascoralinas), entidade sem fins lucrativos formada por mulheres da região do Vale do Rio Araguaia/GO, realizou evento para marcar o lançamento de um livro e a inauguração do site da entidade. A cerimônia ocorreu na Cidade de Goiás, no último sábado (10/12). O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT em Goiás) foi representado pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri.

Na ocasião, houve o lançamento do livro “Saberes das mãos e narrativas do afeto”, de autoria das ceramistas que fazem parte da associação. Também foi inaugurado o site da entidade (mulherescoralinas.com.br). Ambos tiveram o apoio financeiro do MPT em Goiás e da Justiça do Trabalho para sua realização.

“Em 2023, apoiaremos com recursos a ida mensal à associação de grupos de mulheres de diversas cidades goianas, tanto para aprender o que Ascoralinas ensinam, como para fomentar a organização dessas mulheres em seus respectivos municípios. Iniciaremos em janeiro, com 15 mulheres da cidade de Fazenda Nova”, explica Ranieri.

Capacitação e autonomia financeira

Há cerca de quatro anos, o MPT em Goiás e a Justiça do Trabalho vêm apoiando a entidade por meio da destinação de recursos originados de penalizações financeiras aplicadas a empresas que desrespeitaram direitos trabalhistas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também oferece suporte aos projetos da associação.

Os objetivos da associação são ajudar no desenvolvimento pessoal e na qualificação profissional de mulheres em condição de vulnerabilidade da região do Vale do Rio Araguaia. São oferecidas capacitações em artes plásticas, bordado, costura, culinária, dentre outros. Atualmente, há cerca de 70 associadas.

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir