Com recursos destinados pelo MPT-GO, entidade filantrópica inaugura sede própria

EquoAmigos promove equoterapia para pessoas com deficiência

Evento realizado na última sexta-feira (22/09) marcou a inauguração da sede própria do Centro de Equoterapia e Equitação EquoAmigos, associação filantrópica com sede em Santa Rita do Araguaia/GO que proporciona a equoterapia a pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) destinou o valor de R$ 1 milhão para a construção do local. O recurso tem origem na atuação do órgão, que obteve a condenação financeira de uma empresa do ramo de produção de proteína animal que desrespeitou direitos trabalhistas na região.

A sede conta com um prédio administrativo de 180,27 m², picadeiro coberto (galpão de estrutura metálica de 800 m2), além de estrutura externa e locais de apoio (baias, área de banho dos animais, selaria, depósito de ração/feno, banheiros), que somam 243,67 m² de área construída.

A instituição atende famílias de Santa Rita do Araguaia e de Alto Araguaia, no Mato Grosso, que são cidades vizinhas.

Outros recursos

O MPT-GO já havia destinado, no final de 2021 e início de 2022, cerca de R$ 212 mil para a EquoAmigos, recurso que foi utilizado na aquisição de um terreno de dois hectares para a instituição, bem como para seu cercamento e demais despesas com a formalização da compra.

O que é a equoterapia

Trata-se de uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia cuja base são os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Tem como objetivo trazer benefícios físicos, psíquicos e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais.

É indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; transtornos mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem.


Presenças

O evento contou com as seguintes presenças: o procurador do Trabalho Tiago Cabral, responsável pela destinação; a servidora Nalise Ramos, do MPT-GO; a juíza do Trabalho Virgilina Severino dos Santos, titular da 4ª Vara do Trabalho de Rio Verde; o prefeito de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu Rocha Vieira; Priscila Dourado, primeira-dama de Alto Araguaia/MT; e representantes do Sindicato rural de Santa Rita do Araguaia e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás.

 

 

 

 

Imprimir