• Informe-se
  • Plan-Assiste
  • Notícias
  • Abril Verde: MPT-GO e TRT de Goiás realizarão audiência pública para abordar impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho

Abril Verde: MPT-GO e TRT de Goiás realizarão audiência pública para abordar impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho

Evento ocorrerá no dia 28/4, no auditório Ipê do TRT 18, e será voltado a empresas do setor sucroalcoleiro

O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18) realizarão audiência pública voltada para empresas do setor sucroalcoleiro goiano com o objetivo de abordar medidas de segurança/prevenção de acidentes e adoecimentos decorrentes de riscos ocupacionais relacionados às mudanças climáticas. O evento, que integra a Campanha do Abril Verde 2025, ocorrerá no dia 28/4, às 14h, no auditório Ipê do TRT 18 (Av. T-1, 1698, St. Bueno, Goiânia/GO).

Conforme explica o procurador do Trabalho Marcello Ribeiro, coordenador da audiência pública por parte do MPT-GO, será feito um trabalho de conscientização sobre o tema com representantes das empresas, para que saibam dos impactos das mudanças climáticas no meio ambiente de trabalho. "O evento também é direcionado aos representantes do Legislativo, no sentido de sensibilizá-los para a criação de leis e outros instrumentos legais acerca do assunto", afirma.

Podem participar também trabalhadores, representantes de sindicatos patronais e de empregados, de entidades empresariais, de órgãos públicos e de organizações não governamentais, assim como qualquer pessoa interessada.

Tema de 2025

Futuro sustentável no trabalho e no clima. Esse é o tema da campanha Abril Verde 2025 do MPT em âmbito nacional. Desde seu surgimento, a iniciativa objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. Neste ano, a campanha vai abordar como as mudanças climáticas afetam trabalhadores e a necessidade de fazer adaptações na rotina de trabalho para garantir a proteção dos profissionais.

Abril Verde

No Brasil, o movimento teve início em 2014, por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (Sintest-PB), em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba.
Duas datas significativas para a segurança e a saúde no trabalho marcam o mês de abril e justificam a sua escolha para a realização da campanha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada em 7 de abril de 1948, dia em que também passou a ser celebrado o Dia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de cuidar da saúde e da necessidade de atenção quanto aos determinantes e condicionantes do processo saúde e doença, neles incluído o trabalho.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. A data foi escolhida por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá.

A data também é uma referência à memória de 78 mineiros mortos durante explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi instituída pela Lei n.º 11.121/2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Imprimir