• Informe-se
  • Plan-Assiste
  • Notícias
  • Evento marca entrega de certificados de capacitação profissional a adolescentes e jovens em vulnerabilidade da Cidade de Goiás

Evento marca entrega de certificados de capacitação profissional a adolescentes e jovens em vulnerabilidade da Cidade de Goiás

Iniciativa foi custeada por recursos destinados pelo MPT-GO e TRT 18

Evento realizado no último sábado (11/10), na Cidade de Goiás/GO, marcou a entrega de certificados a 14 adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, que receberam qualificação em arte urbana, com enfoque no grafite. A capacitação, que durou seis meses, foi promovida pela Associação Mulheres Coralinas (Ascoralinas) e faz parte das ações do projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”.

Além da parte técnica, os formandos e formandas também tiveram acesso ao letramento literário, que consiste na apresentação e leitura de textos e poemas de autores e autoras goianos. As obras, depois de lidas, tornaram-se inspiração para os murais pintados pelos alunos e alunas durante as aulas práticas. Os formados, oriundos de famílias em vulnerabilidade socioeconômica, receberam mensalmente uma bolsa-formação no valor de R$ 300.

O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) foi representado no evento por sua procuradora-chefe, Milena Costa, e pelos procuradores do Trabalho Honorato Gomes de Gouveia Neto e Tiago Ranieri, coordenador do “Mais Um Sem Dor”. Recursos destinados pelo órgão e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18) possibilitaram o custeio da qualificação.

“Essa capacitação concretiza os princípios da prioridade absoluta e proteção integral de crianças, adolescentes e jovens, conforme o artigo 227 da Constituição Federal, bem como usa a arte como ferramenta para emancipação humana: construção da vida como obra de arte”, enfatizou Ranieri durante seu discurso.

Arte e autonomia
A Associação Mulheres Coralinas tem sede na Cidade de Goiás e, desde 2016, oferece capacitação em artes plásticas, bordado, costura, culinária, dentre outros saberes tradicionais da região. Os objetivos são proporcionar autonomia financeira a pessoas, especialmente mulheres, da região do Vale do Rio Araguaia que estão em condição de vulnerabilidade socioeconômica, bem como incentivar o associativismo.
O MPT-GO e o TRT 18 são apoiadores dos projetos da Associação por meio da reversão de recursos originados de penalizações financeiras aplicadas a empresas que desrespeitaram direitos trabalhistas. As reversões possibilitaram inclusive a aquisição da sede própria da entidade, no bairro Rio Vermelho.

 

 

 

Fotos: Mariana Lima.

Imprimir