MPT visita cooperativa de reciclagem em Rio Verde

Em 2018, o órgão destinou recursos para a Cooperativa de Reciclagem em Geral do Sudoeste Goiano

O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), representado pelo procurador Rodrigo Bezerra, visitou na última quinta-feira (27) a Cooperativa de Reciclagem em Geral do Sudoeste Goiano (COOP-RECICLA). Em 2018, o órgão destinou R$ 60.203,29 para que a cooperativa pudesse adquirir duas prensas enfardadeiras, uma balança eletromecânica e uma máquina de arquear. A visita teve como objetivo verificar o uso dos equipamentos comprados com recursos do MPT.

Fundada em 2008, a COOP-RECICLA é uma cooperativa que tem como objetivo a destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos no Município de Rio Verde e região, tendo em vista a coleta seletiva do lixo urbano e seu posterior processamento em nível de reciclagem. Como missão, a cooperativa visa a possibilitar ações inclusivas para os catadores de lixo e suas famílias, objetivando a transformação destes em cooperados, o que lhes assegura uma renda mensal fixa e consequente melhoria da qualidade de vida.

Durante a visita, o presidente da cooperativa, Divino Teles Guimarães, informou que a COOP-RECICLA possui 25 cooperados e produz, mensalmente, 80 toneladas de material destinado à reciclagem. Atualmente, há lista de espera para o credenciamento de novos cooperados.

Além disso, completou Guimarães, “A cooperativa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Rio Verde, está instalando Pontos de Entrega Voluntária em diversos bairros de Rio Verde, a fim de facilitar a coleta seletiva por todo município”.

Para o procurador responsável pela destinação, Rodrigo Bezerra, as atividades da cooperativa estimulam a segurança social para os trabalhadores que atuavam como catadores de lixo em Rio Verde, além de serem benéficas ao meio ambiente como um todo.

Os recursos destinados em 2018 pelo MPT-GO têm origem em dois processos diferentes, uma ação civil pública, ajuizada em face de Cencosud Brasil Comercial Ltda. (Bretas), e uma ação de execução de termo de ajuste de conduta, em face de FB Instrumentos Ltda- ME (Casa do Tacógrafo).

 

----

Ministério Público do Trabalho em Goiás

Assessoria de Comunicação
Fone: (62) 3507-2713
Facebook | Instagram

Imprimir