Como combater o trabalho infantil em Goiás

Evento vai preparar educadores para identificar e combater o trabalho precoce entre crianças e adolescentes no estado

“A infância e a adolescência devem ser reservadas para as brincadeiras e os estudos, e não para o trabalho precoce.” Assim o coordenador regional do projeto MPT na Escola, Tiago Ranieri de Oliveira, defende a realização, em Goiânia, nos dias 14 e 15 de agosto, da Oficina de Formação de Educadores de Goiás. O evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), contempla a qualificação de educadores de escolas públicas de ensino fundamental sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco no combate ao trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Durante dois dias, são esperados professores e gestores de escolas de 41 municípios do estado no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). A partir de palestras, vídeos e debates, serão abordadas maneiras de combater o trabalho infantil ilegal e promover o trabalho seguro para adolescentes. O objetivo é intensificar o processo de conscientização da comunidade escolar, para que ela saiba reconhecer e tomar as medidas adequadas ao enfrentamento do trabalho irregular.

Tiago analisa que ações como as propostas pelo MPT na Escola desfazem a crença de que o trabalho infantil é o melhor caminho para tirar crianças e adolescentes do envolvimento com a marginalidade e as drogas. A Constituição Federal proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer tipo de trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

O projeto
O MPT na Escola consiste na produção, reprodução e distribuição, nas escolas municipais do ensino fundamental, de material de apoio pedagógico sobre os direitos das crianças e adolescentes, prevenção e erradicação do trabalho infantil, e proteção ao trabalhador adolescente. É uma ação promovida pelo MPT em parceria com as secretarias municipais de educação, escolas, educadores e estudantes de todas as unidades da Federação.


Oficina de Formação de Educadores de Goiás
Data: 14 e 15 de agosto
Horário: 7h30 (1º dia) / 8h (2º dia)
Local: auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) Rua 72, esq. com BR-153, nº 192, Jardim Goiás, Goiânia-GO
Coordenação: Tiago Ranieri de Oliveira (Coordenador Regional) e Antônio de Oliveira Lima (Gerente Nacional)

Mais informações:
André Pacheco - (62) 3507-2713 e 9143-7131

Clique aqui para acessar a programação do evento.

Imprimir