Conselhos Tutelares de 30 cidades goianas recebem capacitação

Ação faz parte das atividades relacionados ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho

O auditório da sede do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) recebeu na segunda-feira (13) os conselheiros tutelares de 30 cidades goianas. A reunião teve como objetivo capacitar os representantes dessas entidades para identificar e combater o trabalho infantil nos municípios de Goiás.

“No decorrer de todo mês de junho, todos os 246 conselhos tutelares do nosso Estado receberão qualificação. Os conselheiros são os primeiros a tomar contato com as crianças e adolescentes que estão trabalhando. E é a partir do trabalho deles que podemos conscientizar pais, empresas e a sociedade como um todo sobre os efeitos negativos do trabalho precoce na vida das crianças e adolescentes”, informou o vice-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Tiago Ranieri de Oliveira.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2015, o trabalho infantil atinge 3,3 milhões de meninos e meninas com idade entre 5 e 17 anos. Desse universo, 2,8 milhões trabalham naquele setor. Crianças e adolescentes atuam em pequenas oficinas ou em suas próprias casas, com suas famílias - situações que passam desapercebidas para empresários, para a fiscalização e para os consumidores.

Dia mundial de combate ao trabalho infantil
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, foi lembrado com campanha publicitária e evento promovidos pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho.

O tema da campanha, que está sendo veiculada em outdoors e paineis de Led, é “Com o trabalho infantil, a infância morre. Proteja quem mais precisa”. Já no parque Mutirama, durante todo do dia 12, ocorreu a distribuição de panfletos da campanha, com o intuito de alertar pais e responsáveis sobre os prejuízos trazidos pelo trabalho precoce para a vida escolar e o futuro profissional das crianças e adolescentes.

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho em Goiás
Fones: (62) 3507-2713 / 99143-7131
E-mail: prt18.ascom@mpt.gov.br
www.prt18.mpt.gov.br

Imprimir